Ano 24 - nº 06
Embrapa Monitoramento por Satélite

Proposta de trabalho envolvendo o bioma cerrado é tema de reunião com a Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo

No dia 19 de setembro, uma equipe da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo visitou a Embrapa Monitoramento por Satélite. O coordenador de Planejamento Ambiental, Eduardo Trani, a diretora de Informações Ambientais, Arlete Ohata, e a assessora para assuntos de biodiversidade, Cristina Maria Azevedo, conheceram alguns dos trabalhos desenvolvidos e discutiram possíveis parcerias entre as duas instituições. O chefe-geral da Embrapa Monitoramento por Satélite, Evaristo de Miranda, e o analista do Grupo de Inteligência Territorial Estratégica da Embrapa (Gite) Marcelo Fonseca apresentaram uma proposta para fornecimento de elementos técnicos para uma instrução normativa para o bioma cerrado no Estado de São Paulo.

Com a parceria, seriam identificadas e quantificadas as áreas de cerrado em períodos históricos diferentes, gerando subsídios técnicos para a tomada de decisão. O levantamento prévio realizado pela equipe do Gite mostra que o Estado de São Paulo possui 92 municípios totalmente inseridos no bioma cerrado e 175 parcialmente inseridos. Ao final do encontro, ficou acertada uma visita de pesquisadores da Embrapa Monitoramento por Satélite à Diretoria de Informações Ambientais do órgão estadual. Na mesma oportunidade, Eduardo Trani convidou a Embrapa Monitoramento por Satélite para colaborar com a equipe da Secretaria do Meio Ambiente na elaboração do Zoneamento Ecológico-Econômico do Estado de São Paulo.

 

Voltar
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Centro Nacional de Pesquisa de
Monitoramento por Satélite
Política de Privacidade - Atendimento ao Cidadão
Embrapa Monitoramento por Satélite
Av. Soldado Passarinho, 303
Jardim Chapadão CEP 13070-115 Campinas, SP, Brasil
Fone: +55 (19) 3211-6200 Fax: +55 (19) 3211-6222
.