Ano 24 - nº 06
Embrapa Monitoramento por Satélite

Seminário aborda novas tendências para as Unidades de Informação especializadas em agricultura

A Embrapa Monitoramento por Satélite e a Unicamp realizaram, no dia 1º de setembro, o seminário "Tendências de colaboração em Geotecnologias e Agricultura: parceria com Unidades de Informação". Com foco na área de geotecnologias e agricultura, o objetivo foi discutir o papel das Unidades de Informação, como as bibliotecas e centros de documentação, como ambientes estratégicos para a produção colaborativa do conhecimento e a disseminação da informação gerada nas instituições.

O evento é uma das ações previstas na parceria estabelecida nesse ano entre a área de Transferência de Tecnologia (TT) da Embrapa Monitoramento por Satélite e o Sistema de Bibliotecas da Unicamp (SBU). A programação foi dividida em duas mesas redondas e contou com a participação de profissionais da Embrapa e das faculdades de Engenharia Agrícola (Feagri) e de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC). A abertura do seminário foi feita pela coordenadora do SBU, Regiane Alcântara, e pelo chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Monitoramento por Satélite, José Gilberto Jardine.

A pesquisadora da Embrapa Cristina Criscuolo iniciou o seminário apresentando as geotecnologias e sua aplicação na agricultura. Criscuolo destacou a experiência de construção colaborativa do Atlas Escolar da Região Metropolitana de Campinas (GeoAtlas), desenvolvido a partir da parceria entre pesquisadores da Embrapa e professores da rede municipal de ensino. Em seguida, a professora da área de geotecnologias da Feagri Gleyce Figueiredo falou sobre os desafios para a disseminação de resultados da pesquisa acadêmica em geotecnologias aplicadas à agricultura.

Já o analista da Embrapa Davi Custódio concluiu a primeira parte do seminário apresentando experiências de trabalho colaborativo envolvendo as tecnologias da informação e comunicação e as soluções para compartilhamento da geoinformação baseadas em ferramentas open source (código aberto). Como exemplo, ele citou o GeoNode, utilizado para a construção da infraestrutura de dados espaciais da Embrapa (GeoInfo), e os WebGIS, sistemas para publicação de dados na internet, como o portal Árvores de Campinas e o Somabrasil.

As novas tendências para Unidades de Informação foram abordadas na segunda mesa redonda, com destaque para os Maker Spaces, conceito de espaço de criação coletiva. A professora da FEC Gabriela Celani falou sobre um tipo específico de Maker Space, o Fab Lab (Fabrication Laboratory): uma pequena oficina que disponibiliza equipamentos para fabricação digital e busca estimular o desenvolvimento de soluções inovadoras.

No encerramento do evento, a supervisora da área de Transferência de Tecnologia da Embrapa Monitoramento por Satélite, Daniela Maciel, e a diretora da Biblioteca da Área de Engenharia e Arquitetura da Unicamp, Danielle Ferreira, discorreram sobre as oportunidades de cooperação entre Unidades de Informação especializadas em agricultura e ressaltaram a importância do enfoque na experiência do usuário e seu empoderamento. Nessa linha, foi apresentada a proposta para criação do Espaço GeoAgro, um ambiente colaborativo que terá como objetivo ampliar a troca de conhecimentos entre os especialistas da Embrapa e da Unicamp e promover uma maior aproximação dessas instituições com os atores da extensão rural, que fazem a ponte com o agricultor.

 

Voltar
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Centro Nacional de Pesquisa de
Monitoramento por Satélite
Política de Privacidade - Atendimento ao Cidadão
Embrapa Monitoramento por Satélite
Av. Soldado Passarinho, 303
Jardim Chapadão CEP 13070-115 Campinas, SP, Brasil
Fone: +55 (19) 3211-6200 Fax: +55 (19) 3211-6222
.