Ano 24 - nº 06
Embrapa Monitoramento por Satélite

Workshop discute implantação da infraestrutura de dados espaciais da Embrapa

Especialistas em geotecnologias, gestão da informação e Tecnologia da Informação de 14 Unidades da Embrapa reuniram-se em Campinas (SP), nos dias 14 e 15, para o workshop do projeto GeoInfo, que trata da implantação da infraestrutura de dados espaciais. Iniciado em fevereiro de 2015, o projeto chegou à etapa de consolidação da proposta de processo de gestão dos dados espaciais e da geoinformação gerados pela Empresa. A disponibilização para a sociedade se dará a partir do lançamento da plataforma na internet e da efetivação da adesão da Embrapa à Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (Inde).

Das 14 Unidades representadas, as 12 são participantes do projeto e já iniciaram a alimentação da plataforma com documentos e mapas gerados por projetos de pesquisa. O workshop, realizado na Embrapa Monitoramento por Satélite, baseou-se na experiência e contribuição de cada uma delas para aprofundar as discussões sobre funcionalidades e ferramentas disponíveis, a qualidade dos dados e sua catalogação, licenças e termos de cessão de direitos autorais e patrimoniais, entre outros assuntos. Ao final do evento, foram destacados os pontos que deverão nortear a fase de conclusão do projeto, prevista para o primeiro semestre de 2017.

"A expectativa é a de que, pela maturidade adquirida nesses dois anos com as Unidades-Piloto, consigamos estabelecer um novo processo para a gestão da geoinformação e dos geodados que possa ser ampliado para todas as Unidades produtoras no âmbito da Embrapa", ressalta a líder do projeto e supervisora de Transferência de Tecnologia, Daniela Maciel.

Inde

A Inde foi instituída pelo Governo Federal por meio do Decreto nº 6.666, de 27 de novembro de 2008, e abrange a integração e disponibilização dos dados produzidos por instituições federais, estaduais e municipais. Na Embrapa, a iniciativa teve início em julho de 2013, quando o grupo de trabalho designado pela Diretoria-Executiva de Pesquisa e Desenvolvimento elaborou o plano que descreve o processo de adesão da Empresa ao Diretório Brasileiro de Dados Espaciais (DBDG), no âmbito da Inde.

A analista da Embrapa Informática Agropecuária Debora Drucker coordenou o grupo de trabalho e liderou o projeto GeoInfo até o início deste ano. Segundo ela, a partir da implantação da plataforma e do lançamento da Embrapa na Inde, a Empresa passa a organizar e fornecer dados espaciais como serviço, seguindo padrões adotados nacional e internacionalmente. "Essa iniciativa facilitará que tanto o público interno quanto o externo encontrem dados resultantes de pesquisas em geotecnologias e geoinformação de diversas Unidades da Embrapa, fortalecendo a prestação de serviços à sociedade e contribuindo para evitar a redundância de esforços e investimentos", completa.

Além da Embrapa Monitoramento por Satélite, participaram do workshop representantes da Embrapa Agrossilvipastoril, Embrapa Algodão, Embrapa Amazônia Oriental, Embrapa Caprinos e Ovinos, Embrapa Clima Temperado, Embrapa Florestas, Embrapa Informática Agropecuária, Embrapa Meio Ambiente, Embrapa Pecuária Sudeste, Embrapa Semiárido, Embrapa Solos e Embrapa Tabuleiros Costeiros, além do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento (DPD).

 

Voltar
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Centro Nacional de Pesquisa de
Monitoramento por Satélite
Política de Privacidade - Atendimento ao Cidadão
Embrapa Monitoramento por Satélite
Av. Soldado Passarinho, 303
Jardim Chapadão CEP 13070-115 Campinas, SP, Brasil
Fone: +55 (19) 3211-6200 Fax: +55 (19) 3211-6222
.