Ano 24 - nº 07
Embrapa Monitoramento por Satélite

 

» Pesquisador é nomeado para Câmara de Compensação Ambiental de São Paulo

O chefe-geral da Embrapa Monitoramento por Satélite, Evaristo de Miranda, foi nomeado membro da Câmara de Compensação Ambiental (CCA) do Estado de São Paulo. A nova composição da CCA foi publicada no Diário Oficial do Estado no dia 1º de outubro, com resolução da Secretaria Estadual do Meio Ambiente de 29 de setembro. A Câmara é composta por oito membros, entre representantes do setor público e da sociedade civil, e é responsável pela gestão dos recursos provenientes das compensações ambientais. Miranda será um dos dois representantes da sociedade civil. Entre as atribuições da CCA, estão a indicação das Unidades de Conservação (UCs) a serem beneficiadas com os recursos das compensações ambientais; a estipulação do montante a ser aplicado e a compatibilização com as prioridades de gestão das UCs instituídas pelo Estado de São Paulo.

 

» Trabalhos da Embrapa Monitoramento por Satélite são apresentados no 6º GeoPantanal

A Embrapa Monitoramento por Satélite participou, entre os dias 24 e 26 de outubro, do 6º Simpósio de Geotecnologias no Pantanal (GeoPantanal), realizado em Cuiabá, MT. O evento contou com cursos, palestras e exposições de trabalhos voltados ao estudo e à preservação do bioma pantaneiro. O pesquisador Sergio Galdino apresentou, no dia 25, o artigo técnico-científico "Modelagem geoespacial das perdas de solo em pastagens cultivadas em Neossolos Quartzarênicos da bacia do alto Taquari (MT/MS)". No dia 26, foi a vez da supervisora do Grupo de Inteligência Territorial Estratégica (Gite), Lucíola Magalhães, expor o trabalho intitulado "Qualificação territorial da agropecuária e socioeconomia do pantanal brasileiro". Segundo ela, representantes de instituições de pesquisa presentes no evento comentaram a importância do estudo, estratégico para o desenvolvimento agropecuário e direcionamento de políticas públicas.

 

» Embrapa promove workshop com o Cobapla e Abiplast

Em parceria com o Comitê Brasileiro de Desenvolvimento e Aplicação de Plásticos na Agricultura (Cobapla) e a Associação Brasileira da Indústria de Plástico (Abiplast), a Embrapa Monitoramento por Satélite promoveu, no dia 11 de outubro, um workshop sobre a Plasticultura no Brasil, em São Paulo, SP. Entre os presentes estavam representantes do segmento, como a Brasken, Dow, A. Schulman e EACEA – Soluções para cultivos protegidos. A equipe da Embrapa Monitoramento por Satélite, liderada pelo chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento, Sérgio Tôsto, apresentou o Sistema de Gerenciamento Territorial para a Plasticultura Nacional, uma proposta de ferramenta de gestão da plasticultura que visa gerenciar as informações, o potencial de crescimento, investimento, estratégias de distribuição e tendências regionais para o segmento da plasticultura nacional.

 

» Representantes da empresa Somorelate visitam a Unidade

Representantes da Somorelate, empresa com capitais estrangeiros para investimento em biotecnologia, visitaram a Embrapa Monitoramento por Satélite, no dia 14 de outubro. Josué Sabino de Souza Júnior, André Antônio Moreira e Sérgio Ribeiro foram recebidos pelo chefe-geral, Evaristo de Miranda, e pelo chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento, Sérgio Tôsto. Em pauta, a participação da Unidade em um convênio com a Universidade de Coimbra, em Portugal, e a elaboração de um sistema de inteligência territorial para a agricultura de Angola. A empresa possui forte atuação na Europa e na África. Em novembro, o ministro da Agricultura de Angola deverá visitar o Brasil para discutir a parceria. Em agosto, o grupo havia visitado a Embrapa Recursos Genéticos, em Brasília, DF, para conhecer sua infraestrutura de pesquisa, quando surgiu o interesse em conhecer as atividades desenvolvidas pela Embrapa Monitoramento por Satélite.

 

» Embrapa Monitoramento por Satélite é convidada para orientar o Planejamento de Paisagens do País

O chefe-geral da Embrapa Monitoramento por Satélite, Evaristo de Miranda, foi um dos participantes da Roda de Conversa sobre Planejamento de Paisagem, realizada no dia 6 de outubro, na Sociedade Rural Brasileira (SRB), em São Paulo, SP. Promovido pela Coalizão Brasil Clima Florestas e Agricultura, o evento foi uma oportunidade de discutir meios para que o País adote o Planejamento de Paisagens. Segundo José Luciano Penido, presidente do Conselho de Administração da Fibria e membro da Coalização, Miranda foi convidado para orientar como definir o escopo desse trabalho por sua experiência com o monitoramento de florestas, da agricultura, da produção e distribuição de energia, nos grandes Projetos do PAC, entre outros trabalhos. A Coalizão Brasil Clima Florestas é um movimento multissetorial que pretende propor e promover políticas públicas para o estímulo à agricultura, pecuária e economia florestal que impulsionem o Brasil como protagonista na liderança global da economia sustentável e de baixo carbono. Atualmente, engloba mais de 100 organizações, incluindo empresas, associações empresariais e ONGs socioambientais brasileiras e internacionais.

 

 

 

 
Voltar
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Centro Nacional de Pesquisa de
Monitoramento por Satélite
Política de Privacidade - Atendimento ao Cidadão
Embrapa Monitoramento por Satélite
Av. Soldado Passarinho, 303
Jardim Chapadão CEP 13070-115 Campinas, SP, Brasil
Fone: +55 (19) 3211-6200 Fax: +55 (19) 3211-6222
.