Ano 24 - nº 07
Embrapa Monitoramento por Satélite

Embrapa Monitoramento por Satélite participa do fórum regional InovaCampinas

O sistema GeoWeb Matopiba e o estudo sobre o impacto e as oportunidades decorrentes do fim das queimadas na colheita de cana-de-açúcar foram os trabalhos apresentados pela Embrapa Monitoramento por Satélite na 3ª edição do InovaCampinas – Fórum Regional de Inovação e Desenvolvimento Sustentado, realizado nos dias 20 e 21 de outubro, em Campinas, SP. Promovido pela Fundação Fórum Campinas Inovadora (FFCI), do qual a Embrapa faz parte, o evento atraiu cerca de 50 entidades, entre grandes empresas, startups e instituições de pesquisa, para debater ações estratégicas voltadas ao fortalecimento da economia, do conhecimento e do habitat de inovação na Região Metropolitana de Campinas.

O chefe-geral da Embrapa Monitoramento por Satélite, Evaristo de Miranda, participou da abertura do InovaCampinas, que contou com a presença de diversas autoridades, como o prefeito de Campinas, Jonas Donizete, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Samuel Ribeiro Rossilho, o reitor da Unicamp e presidente do Conselho Curador da FFCI, José Tadeu Jorge, e o vice-presidente Comercial do CPqD e presidente da FFCI, José Eduardo Azarite, entre outros.

Durante a feira de tecnologias montada para o evento, a Unidade expôs os resultados de projetos em inteligência e gestão territorial, como o trabalho realizado pelo Grupo de Inteligência Territorial Estratégica (Gite) para o Matopiba, região que engloba áreas dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia e é conhecida como a nova fronteira agrícola brasileira. A equipe apresentou o sistema de planejamento territorial GeoWeb Matopiba, que reúne na internet dados e mapas sobre os quadros natural, agrário, agrícola, de infraestrutura e socioeconômico da região.

Outro estudo apresentado no evento trata do impacto e das oportunidades decorrentes do fim das queimadas na colheita de cana-de-açúcar no Estado de São Paulo. Atualmente, a queima da palha para colheita manual ocorre principalmente em áreas declivosas, de difícil mecanização. Segundo o Protocolo Agroambiental, a prática das queimadas nessas áreas terá fim em 2017 – quadro que pode levar a um recuo da cana-de-açúcar. O Gite gerou um conjunto de mapas de regiões e municípios do Estado que apresentam áreas cultivadas sobre declives e reuniu informações que vão servir de orientação para políticas de apoio à diversificação agrícola e para novos investimentos.

O InovaCampinas foi realizado em parceria com a Unicamp e contou com a participação das 22 instituições de ciência e tecnologia da região de Campinas que integram a FFCI, que incluem também a Embrapa Informática Agropecuária e Embrapa Meio Ambiente. A participação foi uma das ações programadas pela Embrapa Monitoramento por Satélite no âmbito da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2016.

 

Voltar
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Centro Nacional de Pesquisa de
Monitoramento por Satélite
Política de Privacidade - Atendimento ao Cidadão
Embrapa Monitoramento por Satélite
Av. Soldado Passarinho, 303
Jardim Chapadão CEP 13070-115 Campinas, SP, Brasil
Fone: +55 (19) 3211-6200 Fax: +55 (19) 3211-6222
.