Ano 24 - nº 08
Embrapa Monitoramento por Satélite

Estudo sobre o submédio São Francisco é tema de palestra no II Seminário Solo e Água

O chefe-geral da Embrapa Monitoramento por Satélite, Evaristo de Miranda, foi um dos participantes do II Seminário Solo e Água no Contexto de Desenvolvimento em Bacias Hidrográficas, promovido pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales dos Rios São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), em Brasília (DF), no dia 4 de novembro. Dentro do painel Geoprocessamento em Bacias Hidrográficas, Miranda apresentou a palestra intitulada "Propostas e Respostas em Inteligência, Gestão e Monitoramento Territorial: Desenvolver a Agricultura ou os Agricultores na bacia do Rio São Francisco?".

O objetivo do evento foi promover o debate sobre pesquisas, metodologias, tecnologias sustentáveis, dados e perspectivas sobre o tema. Em sua palestra, Evaristo de Miranda apresentou o estudo de inteligência territorial sobre o submédio São Francisco. A região reúne 82 municípios no entorno do lago de Sobradinho, Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), até a montante do complexo de Paulo Afonso. Elaborado pelo Grupo de Inteligência Territorial Estratégica (Gite) da Embrapa, o estudo avaliou preliminarmente as políticas e os projetos de acesso à água, irrigação e tecnologias para a agricultura de sequeiro e programas de acesso à terra e de assentamento agrário, desenvolvidos nos últimos 35 anos na região.

De acordo com Evaristo de Miranda, um balanço dos resultados indica que houve pouca mudança na questão da pobreza rural. Apesar do desenvolvimento da agricultura irrigada, não houve desenvolvimento para a maioria dos produtores locais. Ainda hoje, ele ressalta, mais de 63% das famílias da região recebem Bolsa Família e outras formas de auxílio, como cestas básicas, indicando a insegurança alimentar e produtiva do meio urbano e rural.

Homenagem

No encerramento do II Seminário Solo e Água, o chefe-geral da Embrapa Monitoramento por Satélite, Evaristo de Miranda, recebeu uma homenagem da Codevasf pelos serviços prestados, por meio da pesquisa agropecuária, para o desenvolvimento sustentável do vale do Rio São Francisco. Uma placa comemorativa foi entregue pelo coordenador da Companhia, Paulo Cerqueira. Miranda estendeu a homenagem a todos os pesquisadores da Embrapa, em particular aos que atuam no semiárido brasileiro.

 

Voltar
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Centro Nacional de Pesquisa de
Monitoramento por Satélite
Política de Privacidade - Atendimento ao Cidadão
Embrapa Monitoramento por Satélite
Av. Soldado Passarinho, 303
Jardim Chapadão CEP 13070-115 Campinas, SP, Brasil
Fone: +55 (19) 3211-6200 Fax: +55 (19) 3211-6222
.