Ano 25 - nº 12 - 2017
 

» GeoSocial é apresentado para ministro do Desenvolvimento Social

A analista Lucíola Magalhães apresentou o GeoWeb “Inclusão Produtiva no seu município” (GeoSocial) para o ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, o secretário de Segurança Alimentar e Nutricional, Caio Rocha, e assessores, no dia 29 de novembro, em Brasília, DF. A plataforma virtual foi elaborada por meio de parceria entre a Unidade e a Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social (Sesan/MDS) e possibilita mapear, realizar análises territoriais e avaliar os programas sociais no País. A tecnologia está aberta ao público e pode ser consultada aqui.

Por meio do GeoWeb, é possível elaborar mapas da cobertura de cinco programas sociais coordenados pela Sesan: Aquisição de Alimentos (PAA), Fomento às Atividades Produtivas Rurais, Cisternas e Outras Tecnologias Sociais de Acesso à Água, Distribuição de Cestas de Alimentos e Bancos Comunitários de Sementes. O mapeamento da insegurança alimentar e nutricional e das famílias autodeclaradas como agricultores no Cadastro Único do Governo Federal para Programas Sociais (CadÚnico) também está disponível na ferramenta.

Os dados inseridos na plataforma foram fornecidos pela Sesan. A Secretaria possui bases de dados com milhares de registros sobre os programas sociais e os cidadãos atendidos. Coube à Embrapa a tarefa de agregá-las quanto aos aspectos territoriais e publicá-las na plataforma GeoWeb para criar uma visão integrada da abrangência e pertinência territorial da atuação da Sesan e permitir correlações entre os diversos programas sociais.

 

» Macrologística da agropecuária é pauta no Governo Federal

Um sistema que será um legado do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para as iniciativas pública e privada. Assim o ministro da pasta, Blairo Maggi, apresentou para o ministro Moreira Franco, da Secretaria-Geral da Presidência da República, o sistema de inteligência, monitoramento e gestão da macrologística da agropecuária brasileira, desenvolvido pela Embrapa Territorial.

A apresentação foi feita em 14 de dezembro, em Brasília, DF. O chefe-geral da Embrapa Territorial, Evaristo de Miranda, mostrou o funcionamento do sistema e os quatro estudos encomendados pelo Mapa: delimitação das bacias logísticas de escoamento de grãos, indicação de obras prioritárias para a redução dos gargalos logísticos, alterações logísticas necessárias para o aumento das exportações pelos portos do Arco Norte e aumento da capacidade de exportação pelos portos brasileiros.

O estudo completo tem previsão de ser lançado em fevereiro.

 

» Indústria de máquinas agrícolas conhece centro da Embrapa em Campinas

A então Embrapa Monitoramento por Satélite recebeu, em 28 de novembro, uma comitiva de empresários e membros de associações de classe atuantes principalmente na produção e comercialização de máquinas agrícolas. Estiveram no centro de pesquisa representantes da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag) e da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). John Deere, Jacto e CNH Industrial eram algumas das empresas com pessoas presentes.

A comitiva foi recebida pelo chefe-geral, Evaristo de Miranda, pelo chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento, Sérgio Tôsto, pelo chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia, José Gilberto Jardine, e pelas analistas Lucíola Magalhães e Jaudete Daltio. A equipe da Embrapa apresentou o centro de pesquisa e três projetos: os sistemas desenvolvidos para a macrologística da agropecuária brasileira e para monitoramento das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e o GeoWeb “Inclusão Produtiva no seu Município” (GeoSocial). Os visitantes mostraram especial interesse em aprofundar e divulgar os resultados dos estudos de macrologística.

 

» Consad reúne-se na Embrapa Territorial

O Conselho de Administração da Embrapa (Consad) reuniu-se, na manhã do dia 11 de dezembro, na sede da Embrapa Territorial, em Campinas, SP. Antes do encontro, os conselheiros visitaram o prédio, conversaram com parte da equipe de pesquisa e conheceram alguns dos projetos de inteligência, gestão e monitoramento territorial desenvolvidos no local. À tarde, eles participaram da cerimônia de inauguração da nova Unidade da Embrapa.

“Fazemos reuniões regularmente em Brasília e, muitas vezes, nossos conselheiros não têm oportunidade de conversarem com nossos gestores e pesquisadores; de verem in loco o trabalho que a Empresa está realizando”, enfatiza Maurício Lopes, presidente da Embrapa. Para o gestor, essa é uma oportunidade para que os conselheiros possam ver a Empresa acontecendo no mundo real.

E o contato do Consad com o dia a dia da Embrapa deverá ser estimulado futuramente. “É algo que queremos fazer cada vez mais e os conselheiros estão sempre manifestando interesse para que ampliemos as reuniões fora da Sede da Empresa e visitemos as nossas Unidades”, assegurou Lopes.

A equipe da Embrapa apresentou aos membros do Consad três sistemas de inteligência, gestão e monitoramento territorial que serão desenvolvidos e aprimorados nos próximos anos: “Sistema de Inteligência Territorial da Macrologística Agropecuária” - ferramenta desenvolvida para o Ministério da Agricultura que deverá ser lançada em fevereiro; o “Sistema de Inteligência, Gestão e Monitoramento Territorial dos Cerrados”, previsto para ser desenvolvido no próximo ano e o “Sistema de Monitoramento e Gestão das Obras do PAC”, uma cooperação com o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.

 

» Embrapa sedia encontro da Comissão da Produção Orgânica de São Paulo

No dia 27 de novembro, a então Embrapa Monitoramento por Satélite sediou a reunião da Comissão da Produção Orgânica de São Paulo (CPOrg/SP). A Comissão é formada por representantes de organizações não governamentais e entidades governamentais, reunidas em torno do desenvolvimento da Agroecologia e da Produção Orgânica no Estado de São Paulo.

Durante o encontro, foram apresentados dois produtos desenvolvidos pelo centro de pesquisa. A analista Daniela Maciel apresentou o MapOrgânico, um mapeamento dos pontos de comercialização de produtos orgânicos de Campinas e região. O produto pode ser consultado aqui.

A analista Lucíola Magalhães, por sua vez, apresentou a estruturação de Banco de Dados de Sementes Comunitárias em GeoWeb. A base de dados pode ser consultada no GeoWeb “Inclusão Produtiva no seu Município”, plataforma virtual desenvolvida por meio de uma parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social (Sesan/MDS).

A reunião também discutiu as políticas públicas de agroecologia e produção orgânica para o Estado de São Paulo, iniciada no encontro Regional do Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Planapo) em Campinas (agosto de 2017).

O pesquisador João Mangabeira e o chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento, Sérgio Tôsto, são membros da comissão.

 

» Comitê implantará GeoInfo na Embrapa

A Embrapa oficializou, em 4 de dezembro, a criação do Comitê Gestor da Infraestrutura de Dados Espaciais. O grupo tem como função principal a implantação da plataforma GeoInfo na Empresa. Sua criação é fruto do projeto IDE-Embrapa, que consolidou uma proposta de processo para a gestão dos dados espaciais e da geoinformação produzidos pela Empresa e sua disponibilização para a sociedade por meio de uma plataforma na internet (GeoInfo).

O Comitê tem à frente a analista Daniela Maciel, da Embrapa Territorial. Também participam analistas e pesquisadores da Embrapa Informática Agropecuária, da Embrapa Florestas, da Embrapa Solos, da Embrapa Tabuleiros Costeiros e da sede da Empresa.

 

» Cooperação com Comando da Aeronáutica é tema de reunião

Em Brasília, DF, no dia 29 de novembro, o chefe-geral da Embrapa Territorial, Evaristo de Miranda, deu continuidade aos entendimentos para ampliar a cooperação técnica em inteligência, gestão e monitoramento territorial entre a Embrapa e o Comando da Aeronáutica. O comandante-brigadeiro, Nivaldo Luiz Rossato, recebeu em audiência o gestor. Após a reunião, Miranda proferiu uma palestra para oficiais generais.

Rossato e outros oficiais visitaram a então Embrapa Monitoramento por Satélite, em agosto, para discutir a parceria. Ao longo do ano, foram realizados outros encontros com representantes do Comando da Aeronáutica. Reuniões de articulação discutiram o desenvolvimento de satélite de observação da Terra e a formação e gestão de um banco de imagens para que o governo federal possa estudar a governança da área espacial brasileira e fortalecer a estratégia nacional de defesa.



» Novos representantes no Conselho de Desenvolvimento Rural de Campinas

A Embrapa Territorial tem novos representantes no Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e do Agronegócio de Campinas (CMRDA): o chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia, José Gilberto Jardine, é o titular, e a pesquisadora Cristina Criscoulo é a suplente.

Jardine participou da primeira reunião do Conselho com a nova formação, em 29 de novembro. Um dos principais assuntos discutidos foi o Plano Diretor de Gestão Territorial de Campinas, que será votado nesta semana, pela Câmara Municipal.

 

 
Voltar
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Centro Nacional de Pesquisa de
Monitoramento por Satélite
Política de Privacidade - Atendimento ao Cidadão
Embrapa Monitoramento por Satélite
Av. Soldado Passarinho, 303
Jardim Chapadão CEP 13070-115 Campinas, SP, Brasil
Fone: +55 (19) 3211-6200 Fax: +55 (19) 3211-6222

.