Maranhão estréia site com Zoneamento Ecológico-Econômico
A governadora do Maranhão, Roseana Sarney, lançou oficialmente, no último dia 27, o site com o Zoneamento Ecológico-Econômico do Estado, totalmente elaborado pela Embrapa Monitoramento por Satélite. O ZEE foi desenvolvido no prazo de 10 meses e está totalmente disponível para consultas. É a primeira vez que um instrumento de gestão pública é disponibilizado a qualquer investidor, aos órgãos públicos e mesmo ao cidadão comum. O ZEE oferece mapas, imagens de satélite, fotos aéreas, dados numéricos e ainda admite consultas por município, região de governo e para todo o Estado.
O acesso aos dados é transparente e gratuito. Baseado em softwares de domínio público, as informações estão disponíveis na Internet 24 horas por dia, podendo ser feito até o cruzamento de dados.
Mais de 6 mil mapas sobre cidadania foram elaborados, mas um número infinito de mapas pode ser gerado pelo usuário, de acordo com seu interesse. No site do ZEE existem imagens de satélite de todo o Estado, com 30 metros de resolução, que podem ser consultadas e obtidas facilmente, tanto em base digital, como sob a forma de cartas-imagens na escala 1:250.000.
A atualização do sistema é constante, com geração de mapas baseados em imagens dos satélites Landsat de 1984 e 2000 e informações dos órgãos de governo. O objetivo do trabalho é conciliar o desenvolvimento econômico do Estado com a preservação do meio ambiente. O sistema, pioneiro em todo o país, integra gestão territorial e ambiental e é capaz de responder a uma série de indagações que preocupam o planejamento e o desenvolvimento econômico e ambiental.
O endereço do site é:www.zee.ma.gov.br
Roseana Sarney, Governadora do Maranhão, e Alberto Duque Portugal, Presidente da Embrapa