Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Resumo

Para os consumidores, segurança é um dos ingredientes primordiais do alimento de qualidade. Com a globalização, a repercussão de um malefício causado por ingestão de algum alimento consumido em qualquer parte do mundo é uma notícia que se alastra em poucos instantes, independentemente da distância da ocorrência. Nesse contexto, a exigência da rastreabilidade das informações referentes aos alimentos é uma condição de destaque quando o objetivo é a conquista da confiança e da fidelidade do consumidor. As premissas básicas para um processo de rastreabilidade são: a identificação animal; o processamento, gerenciamento e armazenamento de dados; e a auditoria dos dados em campo. A identificação animal é um pré-requisito inevitável no rastreamento do rebanho, seja por lote ou individualmente. Neste aspecto, a identificação eletrônica dos animais torna-se uma poderosa ferramenta ao interligar os elos da cadeia produtiva: produção, industrialização e comercialização da carne. Com a aplicação das ferramentas de tecnologia da informação (TI), atividades da pecuária como cruzamento de animais, inseminações artificiais, aspectos nutricionais e sanitários de cada animal, peso, qualidade das pastagens, mobilidade animal, entre outros dados, podem ser armazenados em bancos de dados. No entanto, quando se fala em produção sustentável é de fundamental importância que nas análises de tomada de decisão exista melhor abrangência dos fatores impactantes do sistema de produção. Assim, fatores intrínsecos ao meio ambiente são essenciais para a implantação de um sistema que, além de garantir a segurança alimentar, seja ecologicamente correto. A gestão do ambiente rural está diretamente relacionada ao espaço geográfico: uso e ocupação do solo, topografia, climatologia, tipo de solo, recursos hídricos, entre outros. Ao levar em conta esses fatores e associá-los a métodos internos da produção extensiva de bovinos, proporciona o favorecimento do processo de avaliação e qualificação do meio ambiente ao criar subsídios para o monitoramento e manejo sustentável das pastagens.

GeoAtlas
Categorias de dados para composição dos indicadores.

Diante do exposto, esta pesquisa surge das necessidades e demandas por segurança e qualidade alimentar na produção extensiva de carne bovina no âmbito das políticas dos países do Cone Sul e da União Européia.

georastro
Arquitetura computacional do sistema.

Inicialmente, foi desenvolvido um protótipo de rastreabilidade no projeto OTAG (Operational Management and Geodecisional Prototype to Track and Trace Agricultural Production).O que se busca num segundo momento é aperfeiçoar os dispositivos eletrônicos utilizados na identificação e posicionamento do animal e incorporar um número maior de informações de manejo e sanidade. Além disso, será estruturado um armazém de dados que possibilitará a inclusão de informações ambientais espacialmente explícitas e a implementação de algoritmos inteligentes de extração de conhecimento criando, assim, um sistema de geodecisão da produção sustentável de carne bovina de fácil compreensão e financeiramente aceitável por todos os grupos de interesse.

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Centro Nacional de Pesquisa de
Monitoramento por Satélite
Copyright © 2010 - Atualizado em 21-09-2011
Embrapa Monitoramento por Satélite
Av. Soldado Passarinho, 303
Fazenda Chapadão CEP 13070-115 Campinas, SP, Brasil
Fone: +55 (19) 3211-6200 Fax: +55 (19) 3211-6222