Ano 19 - nº 03
Abril 2011
Embrapa Monitoramento por Satélite

Embrapa Monitoramento por Satélite recebe a visita de dirigentes da Agência Japonesa de Cooperação Internacional

A Embrapa Monitoramento por Satélite recebeu, no dia 27 de abril, a visita de uma comitiva da JICA, a Agência Japonesa de Cooperação Internacional, para conhecer alguns dos resultados gerados para o projeto de desenvolvimento da agricultura de Moçambique, coordenado pela instituição japonesa. Integraram a comitiva, o vice-presidente sênior da JICA, Kenzo Oshima, e mais quatro representantes da instituição, do Brasil e de Tóquio. A Unidade apresentou seu potencial técnico-científico para atuação em projetos no continente africano, em especial a utilização das geotecnologias e imagens de satélite como ferramentas de informação e gestão. Um exemplo é o WebGIS de Moçambique, lançado no dia 26, que visa apoiar a gestão dos recursos naturais do país africano.

O Programa de Cooperação Triangular para o Desenvolvimento Agrícola da Savana Tropical de Moçambique (ProSavana JBM), lançado recentemente, é coordenado pela JICA e pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores, com apoio da Embrapa. O objetivo é aproveitar as experiências e técnicas desenvolvidas no Brasil, especialmente no cerrado, para contribuir no aumento da produção agrícola moçambicana, na segurança alimentar e na competitividade do setor produtivo, com responsabilidade socioambiental. Do lado brasileiro, a Embrapa Monitoramento por Satélite é uma das instituições envolvidas. “Nós estamos utilizando informações geoespaciais para apoiar a gestão dos recursos naturais e o desenvolvimento agrícola do país”, explica o Chefe-Geral, Mateus Batistella.

A Unidade de Campinas já atua em Moçambique através de outra iniciativa internacional, que prevê o fortalecimento do Instituto de Investigação Agrária de Moçambique (IIAM). A experiência resultou no desenvolvimento de um WebGIS e no lançamento do livro “Paralelos - Corredor de Nacala”, que aborda potenciais similaridades entre Brasil e Moçambique. Em 2011, a Embrapa Monitoramento por Satélite deverá colaborar ainda na instalação de um laboratório de geoprocessamento no IIAM e na realização de treinamentos e capacitações para técnicos do Instituto, em Campinas e em Moçambique.

Leia Mais:

 

Comitiva conheceu alguns dos resultados gerados para projeto em Moçambique - Foto: Embrapa
Integraram a comitiva, o vice-presidente sênior da JICA, Kenzo Oshima - Foto: Embrapa
Embrapa Monitoramento por Satélite é uma das instituições envolvidas no ProSavana - Foto: Embrapa

 

 

Com informações da Secretaria de Comunicação da Embrapa

 

Voltar
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Centro Nacional de Pesquisa de
Monitoramento por Satélite
Política de Privacidade - Atendimento ao Cidadão
Embrapa Monitoramento por Satélite
Av. Soldado Passarinho, 303
Jardim Chapadão CEP 13070-115 Campinas, SP, Brasil
Fone: +55 (19) 3211-6200 Fax: +55 (19) 3211-6222
.