Ano 19 - nº 03
Abril 2011
Embrapa Monitoramento por Satélite

Seminário internacional destaca oportunidades de investimento em Moçambique e programa de cooperação

A Agência Japonesa de Cooperação Internacional (JICA) e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), com apoio da Embrapa e do Ministério das Relações Exteriores, realizaram no dia 25 de abril o seminário internacional Agronegócio em Moçambique: Cooperação Brasil-Japão e Oportunidades de Investimento. Durante o evento, ocorrido em São Paulo, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer o Programa de Cooperação Triangular para o Desenvolvimento Agrícola da Savana Tropical de Moçambique (ProSavana JBM), baseado em tecnologias e experiências brasileira e japonesa.

Lançado recentemente, o ProSavana é coordenado pela JICA e pela ABC, com apoio da Embrapa. O objetivo do programa é aproveitar as experiências e técnicas desenvolvidas no Brasil, especialmente no cerrado, para contribuir no aumento da produção agrícola moçambicana, na segurança alimentar e na competitividade do setor produtivo, com responsabilidade socioambiental. A Embrapa Monitoramento por Satélite é um dos 12 centros de pesquisa da Embrapa envolvidas no ProSavana. “Nós já estamos utilizando informações geoespaciais para apoiar a gestão dos recursos naturais e o desenvolvimento agrícola de Moçambique”, explica o Chefe-Geral, Mateus Batistella.

Para o seminário, a Unidade expôs sete painéis, apresentando alguns produtos gerados no âmbito do projeto. Além disso, foram distribuídos cerca de 150 exemplares do livro “Paralelos – Corredor de Nacala”, que aborda potenciais similaridades entre o cerrado brasileiro e a área de savana. O seminário buscou explicitar as oportunidades de investimento em Moçambique, abordando a legislação do país, desafios e incentivos. A agricultura da Savana moçambicana também foi contextualizada, em termos de tecnologia, assistência técnica e extensão rural, infraestrutura de armazenagem e transportes, crédito agrícola e “clima de investimentos”.

Estiveram presentes no seminário, representantes do governo do Japão e de Moçambique, além do diretor da ABC, Ministro Marco Farani, do vice-presidente sênior da JICA, Kenzo Oshima, e do diretor presidente da Embrapa, Pedro Arraes, representando o Ministro da Agricultura do Brasil. Também participaram a senadora e presidente da Confederação Nacional de Agricultura (CNA), Kátia Abreu, o ex-ministro da agricultura e presidente do Conselho Superior do Agronegócio da FIESP, Roberto Rodrigues, produtores, empresários, investidores e representantes de bancos de desenvolvimento e de multinacionais japonesas, como a Mitsubishi Co.

Leia Mais:

 

Presidente da Embrapa, Pedro Arraes, Vice-Presidente da JICA, Kenzo Oshima, Diretor da ABC, Marco Farani, e Murade Murargy, Embaixador de Moçambique
Ministro da Agricultura de Moçambique, José Pacheco, falou sobre o potencial do agronegócio no país
A internacionalização do agronegócio brasileiro foi tema da apresentação do ex-ministro Roberto Rodrigues
Kátia Abreu, Senadora e Presidente da CNA, e Mateus Batistella, Chefe-Geral da Embrapa
Embrapa Monitoramento por Satélite expôs alguns dos resultados gerados para projeto em Moçambique
Evento apresentou o projeto ProSavana, coordenado pela JICA, ABC e com apoio técnico da Embrapa

 

 

Com informações da Secretaria de Comunicação da Embrapa

Fotos: Embrapa

 

Voltar
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Centro Nacional de Pesquisa de
Monitoramento por Satélite
Política de Privacidade - Atendimento ao Cidadão
Embrapa Monitoramento por Satélite
Av. Soldado Passarinho, 303
Jardim Chapadão CEP 13070-115 Campinas, SP, Brasil
Fone: +55 (19) 3211-6200 Fax: +55 (19) 3211-6222
.