how to create a website for free

Região Jardim
Guanabara / Castelo


A região do Castelo e do Jardim Guanabara é composta atualmente por quadras planificadas, em formato regular ou radiocêntrica, integradas ao contínuo urbano de Campinas.

Na década de 40 o traçado urbano já estava parcialmente desenhado, tendo sido incorporadas áreas adjacentes nos anos seguintes, como nos mostra as imagens de 1972. Pelas imagens também é possível observar a definição das grandes avenidas, corredores de circulação de pessoas, na cidade. Outro fato que chama a atenção é a construção da Escola Preparatória de Cadetes do Exército e as alterações substanciais dos elementos da paisagem, que, em 2014 passou a ser essencialmente urbanizada.

A presença dos bosques dos Alemães e dos Italianos já é visível no bairro a partir das imagens da década de 1940, portanto, a vegetação que a compõe corresponde a um verdadeiro museu natural a céu aberto. De porções de mata localizadas nas redondezas, com o passar do tempo, foram integradas e absorvidas pela malha urbana. Quanto à pedreira do Chapadão, sua presença é visível na paisagem do bairro, na década de 1970, devido às grandes dimensões da cava utilizada para mineração de rochas. Atualmente, a área da pedreira é considerada uma área atração natural de Campinas. Em relação à agricultura praticada nos limites da antiga Campinas, verifica-se claramente a transformação em áreas construídas, como pode ser observada nas proximidades do bairro Chapadão e da atual Avenida Nossa Senhora de Fátima.

Embrapa Territorial

Av. Soldado Passarinho, nº 303, Fazenda Jardim Chapadão CEP: 13070-115 - Campinas - SP

Contato

Email: sac@embrapa.br
Fone: (19) 3211-6200
Fax: (19) 3211-6222