Ao observarmos a fotografia aérea de 1940, nem parece que estamos no mesmo local retratado em 2014. A região onde hoje se encontra a Lagoa do Taquaral mudou muito nesse intervalo temporal. Da antiga paisagem, é possível acompanhar ainda hoje o traçado da estrada que liga Campinas a Mogi-Mirim, atualmente denominada de Rodovia Engenheiro Miguel Noel Nascentes Burnier. Também podemos observar o traçado mais suave e não retilíneo da várzea do Ribeirão Anhumas.
Atualmente, a região configura-se em uma importante área residencial, comercial e de lazer da cidade de Campinas. Mas no passado, foi essencialmente rural como pode ser observado na
fotografia de 1940. A malha urbana já era presente na
década de 70, onde nota-se a implantação de loteamentos planificados e a criação da lagoa e do complexo de lazer existente atualmente. Algumas manchas de vegetação arbórea que antigamente eram presentes na região foram substituídas por construções, porém a área onde hoje se encontra o bosque da Paz já existia no passado, como pode ser constatado por meio das fotos.