Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Metodologia

As áreas amostradas terão dimensão de aproximadamente 3ha e remanescentes florestais próximos às áreas dos sistemas produtivos também serão amostrados, principalmente para comparação com os atributos dos sistemas. A camada do solo será amostrada nas profundidades de 0-10 cm e de 10-20 cm e coletadas em 50 pontos georreferenciados em cada sistema agropecuário e em três pontos em cada área com remanescente florestal, totalizando 477 pontos de amostragem. Dados de produção de cada sistema agropecuário serão obtidos nos mesmos pontos de coleta de solos, porém na metade da densidade amostral (25 pontos), com a finalidade de validação e correlação com os índices de qualidade do solo que serão obtidos.

O índice de qualidade do solo será uma ferramenta metodológica com foco na avaliação relativa de atributos físicos, químicos e biológicos. Os requerimentos básicos para o cálculo do índice incluem a seleção de variáveis e a mensuração de alguns atributos do solo. Para obtenção dos índices de qualidade químico (IQSq), físico (IQSf) e biológico (IQSb) serão utilizados atributos indicadores da qualidade dos solos. Os valores de cada atributo serão padronizados em uma escala de 0 (zero) a 100 (cem), na qual valores próximos a zero indicam baixa qualidade e valores próximos a 100 indicam alta qualidade do solo. Para a geração do índice de qualidade do solo único será aplicada a metodologia de multicritério aditivo ou média ponderada e serão utilizados os índices químicos, físicos e biológicos com seus respectivos pesos. Para auxiliar no estabelecimento de pesos, serão utilizados também padrões dos atributos levantados em literatura.

A análise geoestatística, através da construção e ajuste de semivariogramas, interpolação por krigagem e construção de mapas de isolinhas, será utilizada para o estudo da variabilidade espacial dos atributos do solo, da produção e dos índices de qualidade. O conhecimento metodológico e a validação da distribuição espacial dos índices de qualidade dos solos e de suas relações nos sistemas agroenergéticos poderá auxiliar tanto na otimização do manejo mais adequado do solo, minimizando os efeitos de degradação no ambiente, quanto na indicação do manejo do solo que o torne mais produtivo.

 

 

 

 

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Centro Nacional de Pesquisa de
Monitoramento por Satélite
Copyright © 2010 - Atualizado em 25-08-2014
Embrapa Monitoramento por Satélite
Av. Soldado Passarinho, 303
Fazenda Chapadão CEP 13070-115 Campinas, SP, Brasil
Fone: +55 (19) 3211-6200 Fax: +55 (19) 3211-6222